Uma variância muito alta, por outro lado, indica que o algoritmo está muito adaptado àqueles dados específicos e não apresentará uma boa performance caso os dados mudem. Em muitos negócios da economia digital, a modelagem de dados é o cerne do produto. Com isso, abre-se espaço para profissionais com especialização em Engenharia de Machine Learning. Neste texto, Empresas miram ciência de dados para definir plano estratégico no mercado queremos ajudar a esclarecer essas dúvidas, dando um panorama da área para que você entenda como começar como cientista de dados. Apesar da demanda de mercado, o primeiro bacharelado em Ciências de Dados do Brasil só foi criado em 2019, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), que fica em São Carlos.
Hoje, o cientista de dados é requisitado para atuar em diferentes áreas como a financeira, de saúde e de marketing. Além disso, a remuneração para esses profissionais também costuma ser bem atraente, inclusive para cargos https://pt.moyens.net/web/desenvolvimento-web-tendencias-que-vao-moldar-o-setor/ de nível júnior. Por fim, para conseguir vender esses dados, é interessante entender que eles sempre contam uma história. Por isso, o storytelling para o cientista de dados acaba sendo uma habilidade importantíssima.
Conhecimentos de negócios
Envolve processamento dos dados e importação deles para estruturas de armazenamento, com o uso de tecnologias como Hadoop e Spark. Podemos também mencionar como fundamentais as habilidades relacionadas à infraestrutura de implantação e deployment, como o MLOps e as estratégias de pipeline de dados. O cientista de dados lida com o big data no dia a dia, ao coletar, gerenciar e modelar um grande volume de dados não-estruturados. Estes nada mais são do que informações que não estão organizadas de uma forma predefinida.
Essas informações são valiosas para os gestores analisarem a situação atual do negócio e prever tendências. Ao considerar uma carreira como cientista de dados, é tão importante compreender os desafios e realidades do dia a dia quanto as perspectivas de carreira e salários. Embora seja uma profissão recompensadora e em alta demanda, há várias questões e desafios que os cientistas de dados enfrentam regularmente. A ciência de dados, uma área que há poucos anos era considerada de nicho, hoje é reconhecida como um pilar fundamental para o sucesso das organizações.
Saiba o que faz um cientista de dados em diferentes cargos e setores!
A pessoa cientista de dados também cuida da visualização dos insights encontrados e do compartilhamento desses achados para outras pessoas em uma linguagem compreensível. É dever dessa pessoa cuidar do deploy do modelo ou algoritmo de análise para que ele seja utilizado no dia a dia, como parte de outra aplicação. Ela descreve perfeitamente o mundo contemporâneo, em que o grande voluma de informações gerado todos os dias se tornaram matéria-prima para o crescimento de negócios dos mais diferentes segmentos. Já a análise de dados é mais específica, pois, ao invés de procurar conexões entre dados, contam com um objetivo específico no momento em que estão ordenando os dados.
- De modo geral, o cientista de dados é quem analisa grandes quantidades de informações brutas e processadas para encontrar padrões que beneficiem uma empresa e ajudem a conduzir decisões estratégicas.
- Esse movimento de digitalização acelerado abre portas para novas áreas de conhecimento, com a geração massiva de dados, e faz com que as empresas busquem perfis de profissionais analíticos, entre eles, o cientista de dados.
- Encontrar o perfil de cientista de dados no mercado é tarefa árdua para os recrutadores e gestores de RH.
- Como o trabalho é em equipe, é preciso que todos estejam em sintonia e concordem com a forma de resolver o problema.
Com o uso de ferramentas de Big Data Analytics a gigante do setor de crédito diz ser capaz de identificar clientes que pretendem cancelar seus cartões de crédito com uma antecedência de quatro meses. O responsável por compilar as informações deverá estar muito atento para não gastar mais recursos do que a informação realmente vale e para não demorar muito a apresentar os resultados. Nesse ponto, é importante realizar experimentos com diferentes modelos de simulações, variadas técnicas e diversos cruzamentos de dados. Segundo ele, as empresas passaram a usar dados de maneira estratégica e começaram a ter muito sucesso em suas ações comerciais, o que despertou o interesse pelo profissional.